Respostas
Resposta:
Saci Pererê:
Conta a lenda que o Saci é um menino negro, que pula de uma perna só, usa um cachimbo na boca e um gorro vermelho na cabeça. Ele é dito como muito travesso, responsável por coisas que dão errado por onde ele passa. Surge no meio de um redemoinho e a dica para afugentar o saci é jogar uma faca contra o redemoinho ou chamar o nome dele. A história surgiu no sul do Brasil e espalhou-se por diversas outras regiões do país. Entre as travessuras do Saci está o nó dado nas crinas dos cavalos durante a noite.
Curupira:
O curupira é o protetor das florestas. A figura mítica que tem cabelos vermelhos e pés para trás; essa particularidade confunde a cabeça de quem tenta segui-lo, porque revela a direção contrária de onde ele está indo, fazendo com que caçadores e pessoas dispostas a destruir a fauna e a flora se percam no meio da mata. No século XVI, o padre José de Anchieta já escrevia sobre o curupira, mas tratando-o como um ser demoníaco que assombrava os índios e sequestrava as crianças, devolvendo-as aos seus pais somente depois dos sete anos de idade.
Caipora:
A Caipora pode ser confundida com o Curupira porque missão deles é a mesma: proteção da biodiversidade. No entanto, ela seria uma índia de cabelos vermelhos e orelhas pontiagudas. Gosta de fumar, beber e afugentar caçadores que tentam matar os animais. Alguns, inclusive, tentando agradar a figura folclórica deixam rolos de fumo na mata para tentar uma aprovação para caçada. Um dos poderes do ser mitológico é ressuscitar os animais abatidos pelos homens. Outras lendas dizem que a caipora é um homem pequeno e peludo, que surge montado em um javali.