Respostas
Se você já estudou sobre os ácidos nucleicos (DNA e RNA) deve saber que eles são macromoléculas formadas por unidades menores: os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é a combinação de 3 moléculas: um ácido fosfórico, uma pentose (carboidrato com 5 carbonos) e uma base nitrogenada. No DNA, as bases são: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G) e formam pares pois a molécula é dupla (A/T e C/G). No RNA, a base T é substituída pela uracila (U).
Os ácidos nucleicos formam o material genético dos seres vivos. Sua função é coordenar a fabricação das proteínas das células (e dos organismos). Para isso, o DNA de cada célula contém a "receita" para fabricar todas as proteínas de um organismo; essa "receita" consiste numa determinada sequência de bases nitrogenadas e recebe o nome de código genético. Basicamente, cada código genético está inserido num segmento do DNA chamado de gene.
Para haver síntese (fabricação) de uma proteína, tudo começa com a ativação daquele trecho específico do DNA (gene) que contém as instruções para produzí-la (uma determinada sequência de bases, p. ex.: TACCGTACCTAAGGTAAT... etc.). Essa sequência é transcrita (copiada) formando um RNA mensageiro que dará início à síntese da proteína no citoplasma celular (ribossomos)com os RNA transportadores de aminoácidos.
Resumindo:
Código genético é toda sequência de bases de um trecho de DNA (gene) que contém as instruções bioquímicas para a síntese (produção) de proteínas nas células.