A difusão de tecnologias no meio rural proporcionou o desenvolvimento em diversas áreas das ciências rurais, possibilitando um avanço no processo produtivo considerável do ponto de vista de volume de produção. Além disso, permitiu o desenvolvimento de atividades com maior precisão.
Sobre a difusão de tecnologias por meio da extensão rural, assinale a alternativa correta.
A.
Atualmente, percebe-se que o problema de acesso à informação não interrompe o processo de difusão de tecnologias no meio rural.
B.
Tendo em vista a ampla difusão de tecnologias no campo, o governo desburocratizou a aquisição de tecnologias e a abertura de empresas para os produtores rurais.
C.
No que diz respeito à interação entre centros de pesquisa, setor privado e o setor público, pouco ou nenhum impedimento tem sido observado nos últimos anos no que diz respeito à difusão de tecnologias.
D.
Apesar de os produtores rurais de grande porte apresentarem poder aquisitivo adequado para a aquisição de novas tecnologias, são os pequenos produtores que as têm de mais rápida.
E.
Em alguns casos, a tentativa de incorporação de determinadas tecnologias não foram bem-sucedidas por falta de comprometimento dos agentes de extensão.
Respostas
Resposta: E.
Em alguns casos, a tentativa de incorporação de determinadas tecnologias não foram bem-sucedidas por falta de comprometimento dos agentes de extensão.
Explicação: Muitas tecnologias incorporadas aos processos rurais foram malsucedidas por falta de comprometimento do extensionista na transferência de conhecimento (DERETI, 2009). Ainda hoje é possível observar que uma das limitações da difusão de tecnologia ocorre devido à desigualdade no acesso à informação, na infraestrutura física e no transporte, que muitas vezes são precárias em determinadas localidades. Atualmente, ainda é comum verificar a deficiência na interação dos agentes envolvidos na divulgação de inovações tecnológicas, entre o setor privado, o setor público e os centros de pesquisa. É fundamental que os trabalhos de extensão rural visem aos produtores com baixo poder aquisitivo para que, assim, possam acompanhar os desenvolvimentos agrícola e pecuário.