Em postos de combustíveis, temos a opção de abastecimento de veículos a combustão interna com gasolina, etanol ou diesel. Cada um destes combustíveis tem normas específicas de composição, densidade e misturas que devem ser seguidas e, caso não ocorra, as consequências podem ser desde o aumento dos gases emitidos poluentes até o mal funcionamento (até falha) do motor. Pensando nisso, fiscalizações são realizadas rotineiramente
Respostas
De acordo com as informações apresentadas no enunciado, bem com os conceitos acerca de densidade, podemos afirmar que a resposta correta é a alternativa 3, ou seja, para uma mistura de 95,2% de álcool anidro e 4,8% de água, a densidade do etanol anidro vendido é de 801,42 kg/m³.
Sobre a densidade
A fórmula para encontrarmos a resposta da questão e aferir a quantidade da densidade é a seguinte:
[(Densidade do álcool) × (95,2÷100)] + [(Densidade da água) × (4,8÷100)]
Cumpre ressaltar que os parâmetros estipulados para fiscalização são de extrema relevância, já que mantêm a qualidade do produto vendido ao consumidor.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"O etanol é chamado de anidro ou hidratado. O álcool anidro, também conhecido por álcool absoluto, é aquele que possui quase 100% de etanol puro. O álcool hidratado é o álcool misturado com água, vendido nos postos como etanol combustível. Para poder ser comercializado, a ANP estabelece vários critérios de qualidade ao produto.
No etanol hidratado, o mínimo de etanol que a mistura precisa ter é entre 94,5% de volume, enquanto a água pode ser de no máximo 4,9%.
Sabendo que a densidade do álcool anidro é de aproximadamente 791,5 Kg/m³ e da água é de aproximadamente 998,2 Kg/m³, ambos na temperatura de 20 ºC, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1: Para uma mistura de 95,2% de álcool anidro e 4,8% de água, a densidade do etanol anidro vendido é de 988,3 kg/m3.
Alternativa 2: Para uma mistura de 97% de álcool anidro e 3% de água, a densidade do etanol anidro vendido é de 705,8 kg/m3.
Alternativa 3: Para uma mistura de 95,2% de álcool anidro e 4,8% de água, a densidade do etanol anidro vendido é de 801,42 kg/m3.
Alternativa 4: A adição de água em etanol não altera a densidade da mistura.
Alternativa 5: A legislação deve determinar o valor exato da porcentagem de álcool e de água para que seja calculada a densidade."
Saiba mais sobre densidade de combustíveis em brainly.com.br/tarefa/44111379
#SPJ4