Leia o trecho a seguir:
“Uma noção sobre estrutura, composição e propriedades físicas dos produtos agrícolas, como grãos e derivados, deve ser pré-requisito para o estudo sobre secagem e armazenamento destes produtos. Por exemplo, para aumentar o teor de água ou secar determinado produto, o fluxo de água, em forma de vapor, necessariamente deve passar pelas várias camadas dos diferentes tecidos celulares que formam as sementes.”
SILVA, J. S. Secagem e armazenagem de produtos agrícolas. 2. ed. Viçosa: Aprenda Fácil, 2008.
A partir da leitura do fragmento acima e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre a estrutura dos grãos.
I. Também chamado de endosperma, o embrião é a parte vital da semente.
II. O tegumento consiste na estrutura externa que delimita a semente. Tem função protetora, reguladora e delimitante.
III. O tecido de reserva tem basicamente duas funções: a manutenção do embrião e o desenvolvimento do embrião até formação de uma plântula.
IV. Os grãos de cereais são formados por tegumento, tecido de reserva e tecido meristemático.
Está correto apenas o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
e.
II, III e IV.
Respostas
Resposta:
II, III e IV.
Explicação:
O endosperma pode ser parcial ou completa-mente absorvido pelo embrião em desenvolvimento ou pode permanecer até que a semente germine.
O tegumento consiste na estrutura externa que delimita a semente, possuindo certa dureza para protegê-la. Pode ser composta apenas pelo tegumento e, algumas vezes, também pelo pericarpo.
O tecido de reserva das sementes pode ser constituído por endosperma, cotilédones e, alguns casos, pelo perisperma. É devido a essas substâncias acumuladas neste tecido que o embrião consegue energia e material metabolizado para se desenvolver e originar uma plântula durante a germinação.
Os grãos de cereais são formados basicamente por tegumento, tecido de reserva (endosperma, cotilédones ou perisperma) e tecido meristemático (embrião), porém o grão de cada um dos grupos apresenta características próprias.