Respostas
Resposta: O aproveitamento hidrelétrico do rio paraguai possam estar causando impactos ao meio ambiente ou gerando conflito de uso da água.
Explicação:
O principal debate em torno de empreendimentos hidrelétricos na RH-Paraguai diz respeito aos possíveis impactos socioeconômicos (em especial na pesca e no turismo), de alteração do regime hidrológico e comprometimento da qualidade das águas, gerando dificuldades para assegurar seu uso múltiplo.
por exemplo, as consequências da implantação da UHE Manso na Chapada dos Guimarães/MT, alagando áreas habitadas por comunidades tradicionais.
outro exemplo seria nos municípios de Corumbá e Ladário, a extração e o beneficiamento de minérios - oriundos da Morraria do Urucum com abundantes reservas de ferro e manganês - demandam altas quantidades de água e afetam sua dinâmica. “Do ponto de vista quantitativo, essa região caracteriza-se por elevado déficit hídrico ao longo de todo o ano, gerando diversos conflitos pelo uso dos recursos hídricos, opondo os interesses de diversos setores: abastecimento humano de áreas rurais e agropecuário, mineração, turismo e lazer. A atividade também provoca alterações na qualidade da água, incluindo riscos de contaminação de mananciais utilizados para abastecimento humano e a erosão e assoreamento dos cursos d’água.”