1. (Fuvest-SP) Uma nota diplomática é semelhante a uma mulher da moda. Só depois de se despojar uma elegante de todas as fitas, rendas, joias, saías e corpetes, é que se encontra o exemplar não correto nem aumentado da edição da mulher, conforme saiu dos prelos da natureza. É preciso desataviar uma nota diplomática de todas as frases, circunlocuções, desvios, adjetivos e advérbios, para tocar a ideia capital e a intenção que lhe dá origem. Machado de Assis. *Nota diplomática: comunicação escrita e oficial entre os governos de dois países, sobre assuntos do interesse de ambos.
a) É correto afirmar que, segundo o texto, uma nota diplomática se parece com o "exemplar não correto nem aumentado da edição da mulher"? Justifique sua resposta.
b) Tendo em vista o trecho "para tocar a ideia capital e a intenção que lhe dá origem", indique um sinônimo da palavra "capital" que seja adequado ao contexto e identifique o referente do pronome "lhe".
Respostas
a) Não. Na verdade, o texto sugere que uma nota diplomática se parece com uma "mulher da moda".
Machado de Assis está comparando o ato de escrever uma nota diplomática com o de retirar os excessos da mulher elegante. Retiram-se "fitas, rendas, joias, saias e corpetes" da mulher elegante para se chegar ao "exemplar não correto nem aumentado da edição da mulher". Do mesmo modo, retiram-se "as circunlocuções, desvios, adjetivos e advérbios" para se chegar à ideia fundamental da nota.
b) Um sinônimo da palavra "capital" pode ser "essencial, fundamental, principal".
O pronome "lhe" tem como referente "uma nota diplomática".
Pronome "lhe"
A seguir, a substituição desse pronome pelo termo a que se refere:
"a intenção que lhe dá origem"
a intenção que dá origem à nota diplomática
Mais sobre o pronome "lhe" em:
https://brainly.com.br/tarefa/17491966
https://brainly.com.br/tarefa/11364406
#SPJ1