• Matéria: Biologia
  • Autor: igordantas28
  • Perguntado 3 anos atrás

A busca pelo desenvolvimento da quinina sintética propiciou a criação de várias indústrias, incluindo a de medicamentos sintéticos e, acidentalmente, de corantes. Todo esse processo ocorreu em meio à Segunda Guerra Mundial, uma vez que os países envolvidos na guerra mantiveram seus suprimentos de quinina para deixar seus inimigos desassistidos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as quinas, pode-se afirmar que o grupo de metabolitos ao qual pertence a quinina é: um flavonol com anel simples originado do ácido chiquímico, que tem como precursor o glicogênio. um alcaloide com anel isoquinolínico obtido a partir do aminoácido triptofano, que tem como precursor o ácido chiquímico. um flavonoide com duplo anel indólico oriundo do aminoácido tirosina, que tem como precursor o ácido gálico. um tanino condensado com anéis múltiplos originados do ácido corismico, que tem como precursora imediata a glicose. um esteroide vegetal com anel indol proveniente do ácido aspártico, que tem como antecessor o amido de cadeia curta.

Respostas

respondido por: guipcoelho
1

A quinina é um alcaloide com anel isoquinolíco que é obtido a partir da via do ácido chiquímico, sendo derivada do triptofano, a segunda afirmativa está correta.

Sobre a quinina

A quinina é um alcaloide produzido por plantas conhecidas popularmente como quina (Cinchona spp.). Este alcaloide encontra-se presente na casca destas árvores sendo esta a principal fonte de obtenção. O interesse neste alcaloide se deve, principalmente, a suas propriedades antimaláricas.

Atualmente, o uso da quinina foi substituído pelo uso de moléculas análogas de origem sintética, como a cloroquina e hidroxicloroquina, que são utilizadas para tratar a malária em regiões onde o parasita (Plasmodium spp.) ainda é sensível a estas drogas.

Você pode continuar estudando sobre a quinina e outros alcaloides aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23929266


#SPJ1

Perguntas similares