Todo enfermeiro precisa amparar sua assistência considerando os protocolos de segurança do paciente elaborados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e implementados no Brasil pelo Ministério da Saúde em 2013, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).Diante disso, por que é importante que o enfermeiro conheça e aplique os protocolos?
Respostas
Resposta:
Compreender a importância da segurança do paciente reflete diretamente na qualidade da assistência da enfermagem prestada pelos profissionais. Por isso a importância do enfermeiro conhecer, implementar e supervisionar em sua equipe os protocolos de assistência e de segurança do paciente.
Explicação:
A OMS coloca a segurança do paciente com seis atributos de assistência de qualidade, junto com a efetividade da assistência, o cuidado prestado, a eficiência e a equidade. A partir disso, a segurança do paciente passa ser subdividida em seis protocolos básicos, sendo eles: identificação correta do paciente, higiene das mãos dos profissionais, cirurgia segura, prescrição e administração de medicamentos seguros, prevenção de quedas do paciente e prevenção do desenvolvimento de úlcera por pressão.
Os protocolos emitidos pela OMS devem ser conhecidos e aplicados pela equipe de enfermagem porque direcionam estes profissionais a realizarem procedimentos básicos no cuidado ao paciente, como reduzir a ocorrência de incidentes, mortalidade cirúrgica, contaminação, além da a saúde e bem-estar no paciente.
Por que seguir os protocolos é importante?
Os enfermeiros necessitam conhecer e aplicar os protocolos porque direciona o trabalho que devem seguir para cuidar do paciente e evitar possíveis problemas pela falta de itens básicos de higiene, prevenção e segurança, como higienizar as mãos, lidar com a prescrição e administração dos medicamentos além dos cuidados com as quedas dos pacientes.
Assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta quanto as ações a serem tomadas para evitar incidentes com o paciente, além de mortalidade cirúrgica, contaminação e o cuidado na identificação do paciente conforme as orientações.
Conheça alguns desses protocolos que devem fazer parte da rotina da enfermagem:
- Protocolo de Úlcera por Pressão.
- Protocolo de Higiene das Mãos.
- Protocolo de Cirurgia Segura.
- Protocolo de Segurança na Prescrição, uso e Administração de Medicamentos.
- Protocolo de Identificação do Paciente.
- Protocolo de Prevenção de Quedas.
Conheça sobre o protocolo cirúrgico: https://brainly.com.br/tarefa/53578902
#SPJ2