A sensibilidade ao PTC (feniltiocarbamida), uma substância amarga, assim como um tipo de miopia (causada por herança genética), que se desenvolve tardiamente na infância e usualmente não atinge altos graus, são condições determinadas por uma herança autossômica dominante. Dessa forma, assinale a alternativa correta que apresenta a chance de um casal duplo heterozigoto para as características apresentadas, terem uma criança não sensível (insensível) ao PTC e visão normal.
Alternativas
Alternativa 1:
1/16.
Alternativa 2:
3/16.
Alternativa 3:
9/16.
Alternativa 4:
3/4.
Alternativa 5:
1/4.
Respostas
respondido por:
3
A chance de um casal duplo heterozigoto para sensibilidade ao PTC e miopia (SsMm) ter uma criança insensível ao PTC e visão normal (ssmm) é de 1/16.
Segunda Lei de Mendel
Também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.
Dessa forma para realizar o exercício temos:
- Passo 1: definimos que a característica sensibilidade ao PTC é representada pela letra S e miopia pela letra M. Como foi dito no enunciado essas condições são heranças autossômicas dominantes. Isso quer dizer que para elas se expressarem basta um alelo dominante (expresso por letras maiúsculas: S ou M).
- Passo 2: definimos o genótipo do casal. Como eles são duplo heterozigoto para as duas características (sensibilidade ao PTC e miopia) temos: Pai (SsMm) e mãe (SsMm).
- Passo 3: devemos fazer o cruzamento entre os pais: SsMm x SsMm. Para esse cruzamento temos os possíveis alelos: SM, Sm, sM, sm tanto para mãe, quanto para o pai.
- Passo 4: cruzamento (figura): chance desse casal ter uma criança insensível ao PTC e visão normal (ssmm) é de 1/16.
Para saber mais sobre as leis de Mendel clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/394323
#SPJ1
Anexos:
maryvi3533:
muito obrigada!!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás