A química inorgânica compreende o estudo dos ácidos, bases, sais e óxidos. Esta classificação é realizada a partir da presença ou não de carbono nos compostos. A Teoria de Arrhenius também permitiu a melhor compreensão destes conceitos. RIEGER, Érica Simionato Machado. Princípios da Química e Cosmetologia. Maringá-PR: Unicesumar, 2019 A respeito desta teoria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- Colocando-se em um recipiente uma solução de sacarose em contato com os fios de uma lâmpada, faz com que a lâmpada se acenda, assim como a solução salina. PORQUE II- Algumas substâncias liberam íons quando dissolvidas na água, os ácidos liberam íons H (Hidrogênio) e as bases liberam ânios OH- (Hidroxila). A respeito destas asserções, assinale a opção correta
Respostas
A respeito do que foi exposto em relação à química inorgânica, pode-se afirmar que a afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
Sobre as substâncias inorgânicas
O enunciado completo traz as seguintes proposições:
I - Colocando-se em um recipiente uma solução de sacarose em contato com os fios de uma lâmpada, faz com que a lâmpada se acenda, assim como a solução salina.
PORQUE
II - Algumas substâncias liberam íons quando dissolvidas na água, os ácidos liberam íons H+ (Hidrogênio) e as bases liberam ânions OH- (Hidroxila).
A afirmativa I está incorreta porque a sacarose não faz com que a lâmpada se acenda: é um composto covalente e, dessa maneira, não apresenta condutividade elétrica, já que não possui átomos metálicos em sua composição. A solução salina, sim, faz a lâmpada acender;
A afirmativa II conceitua corretamente as definições de ácido e base.
Aprenda mais sobre funções inorgânicas em: https://brainly.com.br/tarefa/21272151
#SPJ4
Resposta:
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Antes de definir as funções inorgânicas, precisamos conhecer sobre a Teoria de Arrhenius, que descreve sobre a dissociação eletrolítica. Você já fez o experimento de acender uma lâmpada em um recipiente com água e sal? Ao colocarmos em um recipiente sal dissolvido em água (NaCl + H2O), e repousarmos os fios de uma lâmpada, ela irá acender, pois esse tipo de solução conduz corrente elétrica. Porém, se colocarmos em um recipiente água e açúcar (H2O + C12H22O11), a lâmpada não irá acender, pois não há condutibilidade elétrica (Figura 1). Esta propriedade de condução de elétrons se deve à presença de íons. Na solução salina, há íons livres que possuem capacidade de transportar cargas e fazer que a luz acenda, diferentemente da solução com sacarose (açúcar).
Nas soluções salinas há condutibilidade elétrica, e ausência desta propriedade em solução com sacarose. Este fenômeno foi descrito, pela primeira vez, pelo químico sueco Svante August Arrhenius, que percebeu a capacidade de condução de energia elétrica por algumas substâncias químicas dissolvidas na água. Os ácidos são compostos químicos que liberam íons H+ (Hidrogênio) quando dissolvidos em água, e bases são substâncias que liberam ânions OH- (Hidroxila) quando diluídas em água (MOORE, 2008).
Livro de Princípios de Química e Cosmetologia - Unicesumar. P. 45.