Em relação à conjuntura educacional do Brasil em referência da década de 1930, avalie as afirmativas a seguir: 1: Em 1930 foi criado para o Ministério da Educação, com função de orientar e coordenar as reformas educacionais. II: Por meio da Reforma Francisco Campos, a política educacional brasileira introduziu o ensino primário e obrigatório e ensino religioso facultativo. III: A Constituição de 1937 incorporou indicações dessa reforma educacional e reforçada a industrialização nacional, por meio da inserção do ensino profissionalizante na lei. É correto o que se afirma em: o as A. O Tell, apenas. B. O II, apenas c. O III, apenas D. O I, II e III. E O Eu, apenas.
Respostas
A educação de 1930 tinha caráter democrático e trabalhista, pois àquela altura, o Brasil visava sua industrialização, portanto, visou-se regularizar o ensino, o tornar obrigatório e profissionalizante.
A educação que ensina à indústria fundou o SENAI em 1942
As assertivas estão todas corretas, como afirma a alternativa D. A reforma educacional de 1930 veio em conseguinte a criação do Ministério da Educação e Saúde (eram ministérios conjuntos à época) que buscava uma ordem na educação, regularização.
O país começava a demonstrar laicidade pública, com a Reforma Francisco Campos, onde o ensino primário se tornou obrigatório e o ensino religioso, facultativo.
O ensino profissionalizante teve impulso em 1937, onde mais que educação acadêmica, buscava-se ensinar como trabalhar, como ser educado ao mercado profissional, com conquistas como por exemplo, a fundação do SENAI em 1942.
Para lermos mais sobre as reformas de 1930, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/53345270
#SPJ4