Dissertativa argumentativa sobre os 200 anos de independência do brasil
(REDAÇÃO!!)
Respostas
Resposta:
Nos informam todos os livros didáticos e demais publicações que no dia 7 de setembro de 1822, o Brasil, tornou-se independente dos Reinos de Portugal e Algarves, por ação direta da Princesa Leopoldina, porém sob a tutela do então Príncipe Regente, D. Pedro I.
A bem da verdade, a independência não deve ser encarada como um único momento, mas sim como um processo; um longo processo de libertação de tal jugo, processo este que teve seu momento maior quando do movimento conhecido como Inconfidência Mineira, o qual terminou de forma trágica, com a morte do inconfidente-mor Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes.
Nestes quase 200 anos passados, muita coisa mudou no nosso território, visto que durante o domínio português nossas riquezas naturais e minerais foram quase totalmente esvaída para atender a interesses bélicos de Portugal, na sua luta contra os invasores franceses no seu território.
Aliás, esta exploração portuguesa não foi o único fator que motivou os diversos levantes libertacionistas, já que também havia o imposto chamado de QUINTO, que nada mais era do o equivalente a 20% de toda a riqueza produzida no nosso país, então colônia portuguesa, ser recolhida aos cofres lusitanos.
Também tivemos movimentos de libertação liderados por grupos de brasileiros que eram contrários à "importação" e "comercialização" de escravos africanos, então facilitados e impulsionados por Portugal, que via naqueles negros uma excelente mão--de-obra para alavancar a produção nas nossas lavouras de café e de cana de açúcar, o que faria com que aumentasse o valor do QUINTO a ser recolhido.
Do ponto de vista social, o Brasil não teve os ganhos esperados com a independência, já que o país não tinha uma infra-estrutura na qual apoiar-se naqueles anos seguintes, o que só viria a começar a acontecer quando iniciou-se o Segundo Reinado, agora sob os auspícios de D. Pedro II, este sim, um Imperador digno de toda honra do povo brasileiro.
Entretanto, o progresso real e de fato somente começou a partir do Brasil República.
Portanto, não seria exagero dizermos que o Brasil teve sua Independência, não de direito, mas de fato, em 19 de novembro de 1889.
Explicação:
Ficou bom o texto?