Questão referente ao texto-base Cidadania global e Estado nacional | Liszt Vieira.
Considerando o texto base Cidadania global e Estado Nacional, considere as afirmativas:
I - Segundo Charles Taylor, há dois modelos de cidadania. O primeiro baseado nos direitos individuais e no tratamento igual; o segundo define a participação no governo como essência da liberdade, como componente essencial da cidadania (Taylor apud Habermas, 1995b).
II - Em formulação semelhante, Bryan Turner (1990) constata a existência de uma cidadania passiva, a partir "de cima", via Estado, e uma cidadania ativa, a partir "de baixo". Haveria, assim, uma cidadania conservadora – passiva e privada – e uma outra revolucionária – ativa e pública.
III - De um lado, a cidadania global vem sendo ameaçada por pressões globais e também, em contrapartida, por pressões locais.
As afirmativas corretas são:
a) Apenas II e III.
b) Apenas I e III.
c) I, II e III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I.
Respostas
Com base nas informações da pergunta sobre cidadania global e estado nacional, as afirmativas corretas são indicadas apenas pelos números I e II (D). A afirmação III está errada, porque a cidadania global não é ameaçada por pressões globais ou locais.
O Papel do Governo para a Cidadania
Além de proteger a comunidade de várias ameaças, o Estado também funciona para realizar prosperidade e bem-estar. Vários tipos de esforços devem ser feitos pelo Estado para que as pessoas vivam com prosperidade, especialmente nos campos econômico e social da sociedade.
Existem três papéis importantes do governo em relação à criação ou melhoria do bem-estar da comunidade, a saber, o papel dos serviços públicos, o papel do desenvolvimento ou empoderamento e o papel da proteção.
A razão pela qual o direito ao status de cidadania é um direito do cidadão é que a existência do status de cidadania associado a uma pessoa dará origem a outros direitos que podem ser recebidos do Estado.
Saiba mais sobre o papel do governo para a cidadania: https://brainly.com.br/tarefa/20871391
#SPJ1