No contexto da preocupação com o tempo da jornada de trabalho, deve ser inserida a questão das pausas. Há um consenso entre os autores de que as pausas para descanso tendem a aumentar a produção, pois previnem a fadiga durante o intervalo de relaxamento. Dessa forma, indique no mínimo cinco recomendações de pausas para descanso no trabalho. Justifique sua resposta, explicando as recomendações de forma detalhada.
Respostas
Resposta: Padrão de resposta esperado
Explicação:
As premissas para as pausas no trabalho são as seguintes:
1) Quando se trata de um trabalho pesado ou realizado sob calor intenso, as pausas para repouso devem ser organizadas de forma que a demanda máxima aceitável sobre o sistema circulatório e metabólico do trabalhador não seja excedida.
2) Para trabalhos de esforço moderado, deve haver pausas de 10 a 15 minutos na metade do período de trabalho.
3) Um trabalho com forte demanda mental, especialmente se for definido pelo tempo, com pouco repouso, deve ter várias pequenas pausas de poucos minutos de duração, além das pausas organizadas descritas no item 2.
4) Em situação de treinamento, a regra deve ser a existência de muitas pausas, variando em frequência e duração, de acordo com a dificuldade da tarefa.
5) Os supervisores devem encorajar a equipe de trabalho a fazer o máximo de pausas espontâneas necessárias para manter a atenção, concentração, resistência e bem-estar. As pausas devem ser aberturas e não disfarçadas, frequentes e curtas.
As pausas são de grande importância, pois conferem ao trabalhador um momento para alternar de postura, descansar, caminhar, dentre outros. Confira abaixo algumas pausas que são obrigatórias.
Recomendações de pausas para descanso no trabalho:
- Atividades em locais refrigerados com movimento de cargas: esses trabalhadores devem fazer uma pausa de 20 minutos depois de 1h40 de trabalho. Caso a jornada seja de até 8 horas e 48 minutos, a pausa total deverá ser de 60 minutos, divididos dentro da jornada completa.
- Atividades de entrada de dados: deve ser feita uma uma pausa a cada 50 ou 90 minutos de trabalhado, com duração de 10 minutos.
- Teleatendimento: trabalhadores de teleatendimento devem fazer suas pausas fora do posto de trabalho, sendo a mesma de dois períodos de 10 minutos contínuos. Deve-se considerar a carga horária padrão de 6 horas de trabalho, com um intervalo de 20 minutos para refeição.
- Atividades de sobrecarga muscular, estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, a partir da AET: pausas para descanso, de geralmente 10 minutos, devem ser incluídas.
- Trabalho em minas de subsolo: deverá ser feita uma pausa de 15 minutos a cada três horas seguidas de trabalho.
As leis do trabalho e as pausas para descanso: https://brainly.com.br/tarefa/54439178
#SPJ2