A cidade de São Paulo foi fundada em 1554 pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, que construíram uma igreja e um colégio para catequizar os índios no local hoje conhecido como Pateo do Collegio. Por mais de 300 anos, no entanto, a cidade não passou de um pequeno vilarejo. Foi só a partir da década de 1870, com o boom da economia cafeeira, que ela começou a se tornar uma das mais importantes do continente.
Nessa época, a cidade passou a ser um ponto de parada obrigatório na rota do café: [...] os imigrantes que desembarcavam aos milhares para trabalhar na lavoura do café ficavam um tempo na capital antes de seguir para o interior. Logo surgiram as primeiras indústrias, e, no começo do século 20, São Paulo já despontava como uma das maiores cidades do Brasil.
Italianos, portugueses, espanhóis, alemães, árabes, japoneses... aos poucos o pequeno vilarejo se enchia de gente vinda do mundo todo. Esse movimento continuou durante toda a primeira metade do século 20, quando a cidade recebeu milhares de imigrantes que fugiam da Primeira e da Segunda Guerra Mundiais. [...]
Com base nesse texto, a chegada de imigrantes de diferentes países em São Paulo promoveu nessa cidade
a diminuição da desigualdade social.
a redução da quantidade de mão de obra disponível.
o aumento da diversidade sociocultural.
o surgimento de conflitos armados.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
O aumento da diversidade sociocultural
Explicação:
Os imigrantes trouxeram novas culturas, onde ela foram se ampliando
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás