Durante muito tempo, buscou-se a uniformidade linguística, por isso, tudo o que fugia da gramática normativa era considerado erro. O objetivo era fazer com que a fala fosse transcrição fiel da escrita na norma padrão. Atualmente, o foco não está mais no conceito de certo e errado, mas no de adequado e inadequado, porque se entende que a linguagem (processo de interação comunicativa) não é homogênea, logo haverá níveis de linguagens e níveis de fala.
(Disponível em: t.ly/JPQJ. Acesso em: 27 jun. 2022)
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Saber empregar a linguagem adequadamente não significa apenas ser capaz de usar a língua portuguesa conforme a norma gramatical. Certamente, conhecer e usar corretamente o idioma é a base para que o operador do Direito se comunique com os vários sujeitos com os quais se relaciona,
PORÉM
II. em alguns contextos de uso, aproximar o idioma do cliente pode ser mais importante do que conhecer milhares de termos jurídicos e/ou expressões em latim.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
Conhecer e usar corretamente o idioma, empregar a linguagem em sua norma culta, ter um vasto vocabulário é importante. No entanto adequar o discurso para que a comunicação entre Advogado/Cliente seja facilitada pode ser mais importante do que conhecer vários de termos jurídicos ou expressões em latim.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa correta: Alternativa 1.
O que é Variação Linguística?
Variações linguísticas são mudanças que a língua apresenta, devido à sua capacidade de se transformar e de se adaptar. As pessoas usam a língua de modo a suprir suas necessidades comunicativas, adaptando-a conforme suas intenções e necessidades.
As variações linguísticas são importantes para que haja a comunicação entre as pessoas tendo em vista que vivemos em uma sociedade formada por diferentes grupos sociais, com diferentes hábitos linguísticos e diferentes graus de escolarização.
Existem vários tipos de variação linguística: variação linguística regional (diatópica), variação linguística histórica (diacrônica),variação linguística social (diastrática) e variação linguística situacional (diafásica).
Assim podemos concluir a variação linguística ocorre porque a língua portuguesa está em constante alteração, evolução e atualização, se adequando as mudanças temporais.
Aprenda um pouco mais sobre variações linguísticas aqui: brainly.com.br/tarefa/5839074
#SPJ2