No Brasil, entre 1930 a 1960 acontece um avanço na industrialização e urbanização, desenvolvimento esse que ocasiona uma pressão para uma maior escolarização, enquanto demanda política e social, exigindo uma nova condição em termos de investimentos. De um país agroexportador, o Brasil passa a se configurar também como um país com potencial industrial, da qual emergiu um novo grupo econômico, a burguesia urbano-industrial.
Considerando os parâmetros apresentados quanto as transformações na economia brasileira e sua influência nos rumos das Políticas Educacionais em nosso país, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Entre 1930 a 1960, o Brasil foi assumindo uma ____________ de industrialização e esta mudança evidenciou uma reestruturação no seio da sociedade política e da sociedade civil, pois ao lado dos aristocratas e latifundiários do café, emergiu a burguesia financeira e industrial, e o operariado também sofreu ampliações. As transformações no campo ____________ brasileiro visava a possibilidade de democratização do ensino, introduzindo o ensino primário gratuito e ____________, através da Reforma Francisco Campos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Selecione uma alternativa:
a)
política / educacional / obrigatório.
b)
tarefa / estudantil / livre.
c)
estratégia / institucional / religioso.
d)
fase / econômico / seletivo.
e)
estrutura / interpessoal / restrito.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
As palavras que preenchem as lacunas corretamente são: política / educacional / obrigatório. Logo a alternativa correta é a “d”.
Explicação:
Entre os anos de 1930 a 1960 o Brasil passou por mudanças muito importantes, como a industrialização, no âmbito político-social, e a Reforma Francisco Campos, no âmbito educacional. Portanto, as palavras que preenchem as lacunas do texto são, respectivamente: política / educacional / obrigatório.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás