Sermão da sexagésima não fez deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro, se de uma parte está dia, da outra há de estar noite, se de uma parte dizem luz, de outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu. Basta, que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário? aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras. Como hão de ser as palavras? como as estrelas. As estrelas são muito distintas e muito claras. Assim há de ser o estilo da pregação: muito distinto e muito claro. Vieira, a. Sermões escolhidos. São paulo: martin claret, 2004. O trecho pertence ao sermão da sexagésima, de padre antônio vieira, um dos nomes mais importantes do barroco em língua portuguesa. Esse texto, além de se dedicar à elaboração estética e à pregação religiosa, apresenta também a preocupação em
Respostas
O Sermão da Sexagésima, além das funções estéticas e religiosas, tem a função de verificar se a ligação entre emissor e receptor está funcionando de forma eficiente. Alternativa B.
Funções do Sermão da Sexagésima, de Padre Antônio Vieira
Para estimular o leitor a acompanhar seu raciocínio acerca do funcionamento do universo, Padre Antônio Vieira estabelece uma série de perguntas retóricas que mantêm o público atento quanto à narrativa, assim, assegura que sua ligação com tal público está ocorrendo de forma eficiente e que a mensagem será corretamente interpretada.
Ao discorrer sobre os perfeitos mecanismos que garantem o funcionamento do universo, Padre Antônio Vieira reforça que são criações divinas, visto que nada poderia ser tão perfeito e adequado caso fosse feito de outro modo, como exemplo, cita a configuração celeste e o transcorrer de dias e noites.
Revelando o caráter celestial da criação, Padre Antônio Vieira deseja angariar mais fiéis para a igreja católica, haja vista que esta seria a única e correta religião.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a) utilizar a linguagem para tematizar os processos que fazem parte da construção desta;
- b) verificar se a ligação entre emissor e receptor está funcionando de forma eficiente;
- c) destacar o receptor da mensagem por meio do predomínio de verbos no imperativo;
- d) enfatizar a figura do enunciador por intermédio do emprego de interrogações;
- e) condenar a utilização de recursos de linguagem evitados pelo próprio enunciador.
Mais sobre o Sermão da Sexagésima: brainly.com.br/tarefa/6625368
#SPJ4