1 Descreva algunas descobertas que abriram um horizonte mais promissor no campo da microbiologia 2. O que é epidemia, endemia e pandemia? 3. Como estão classificados as bactérias e os fungos? 4. O que você entende por colonização de bactérias? 5. Como acontece a infecção? 6. Quais os locais mais comuns do corpo habitado por microorganismos da flora normal?
Respostas
Explicação:
1-penicilina
Entre as várias descobertas que abriram um horizonte mais promissor no campo da microbiologia encontram-se: descoberta da penicilina, em 1928, por Alexander Fleming (Escócia), a partir do fungo Penicillium notatum; descoberta dos micróbios (Germes) causadores do azedamento do vinho, em 1864, por Louis Pasteur (França);
2-Uma epidemia é quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em várias regiões, mas sem uma escala global. Ou seja, o problema se espalha acima do esperado, sem uma delimitação geográfica específica.
A endemia se dá quando uma doença tem recorrência em uma região, mas sem aumentos significativos no número de casos. Ou seja, o problema se manifesta com frequência e segue um padrão relativamente estável que prevalece. Se houver alta incidência e persistência da doença, pode ainda ser chamada de hiperendêmica.
Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, todo o planeta Terra.
3-Os fungos seres eucariontes e uni ou pluricelulares. Esses seres podem ser macroscópicos ou microscópicos e fazem parte do Reino Fungi. As bactérias são seres procariontes e unicelulares. Por não possuírem um núcleo celular bem definido, são considerados organismos simples e fazem parte do Reino Monera.
4-indicar que o paciente está com uma bactéria em seu organismo, mas sem apresentar infecção ou qualquer outra doença.
5-Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.
6-A microbiota está presente na boca, no estômago, no intestino, nos tratos genitourinário e respiratório, nos olhos, na pele etc. Embora esta se distribua por todas as áreas de contato com o exterior, a maior parte da colonização (cerca de 70%) ocorre no trato gastrointestinal.