Respostas
A crise na ciência se deu pelo fato de que não se podiam verificar os fatos assim apontados como científicos, pois eram, em sua maioria, pseudociência e charlatanismo.
A ciência teve maior rigidez no início do século XX
Para compreendermos a pseudociência, precisamos compreender como funcionam as ciências de fato.
Em ciência, mesmo a do início do século XX, mesmo até, a do século XV com Nicolau Copérnico e a astronomia heliocêntrica, é necessário uma rigorosa bateria de testes, verificações e aplicabilidade da teoria, mesmo que não nos agrade o resultado, exemplo disso foi a descoberta, no século XX entre a correlação entre cigarro e câncer.
A pseudociência tem o problema de ser acreditável demais e pouco criticável, isto é, não há o ceticismo da investigação das teorias aplicadas, Sagan diz em O Mundo Assombrado Pelos Demônios, livro de 1995-96, que "a pseudociência fala às necessidades emocionais poderosas que a ciência frequentemente deixa de satisfazer".
Por essa afirmação, podemos contextualizar que no contexto de evolução industrial e social da época, final do século XIX e começo do século XX, não se buscavam mais as soluções fáceis e satisfatórias ao "bem-estar instantâneo", mas soluções cientificamente duradouras que fizessem bem à sociedade e aos negócios, que se expandiram pelo mundo.
Para sabermos mais sobre a disciplina e imaginação necessária ao cientista, proposta por Carl Sagan, podemos ler: https://brainly.com.br/tarefa/13470492
Sobre Copérnico e o héliocentrismo, podemos saber mais acessando: https://brainly.com.br/tarefa/5662528
#SPJ4