desenvolver um algoritmo que efetue a soma de todos os números ímpares que são múltiplos de três e que se encontram no conjunto dos números de 1 até 500.
Respostas
Para desenvolver um algoritmo que efetua a soma dos números múltiplos de 3 e ímpares entre 1 e 500, é necessário escrever um código que contenha as seguintes instruções:
- Um laço de repetição que inicie com 1 e vá até 500 com uma variável controle somada de 1 em 1;
- uma variável "x" que recebe cada um dos valores percorridos nesse laço;
- uma condição que verifique se o valor de "x" é múltiplo de 3 e também verifique se "x" é impar, ou seja, quando dividido por 2 o resto é diferente de 0;
- uma variável "soma" que é iniciada em 0 e vai receber o valor da soma de cada um dos valores de "x" que passaram na condição acima.
Segue um algoritmo escrito em linguagem python que segue essas etapas.
x=1
soma=0
while x <= 500:
if((x%3 == 0) and (x%2!=0)):
soma=soma+x
x=x+1
print(soma)
Explicação do algoritmo
Ele inicia a variável x com o valor 1 e a variável soma com o valor 0. Em seguida, inicia o laço de repetição colocando a condição de que deve ser executada enquanto o valor de x for menor ou igual a 500. Logo após é checada a condição para a soma. Para saber se x é múltiplo de 3 ou impar usa-se o operador lógico módulo "%". Esse operador retorna o resto da divisão de um numero por outro que o segue. Nesse caso, quando o resto de "x" por 3 é 0, "x" é múltiplo de 3. Da mesma forma, quando o resto de x por 2 é diferente de 0 (x não é múltiplo de de 2, portando impar), o valor de x deve ser acrescido à soma.
A variável "soma" recebe o próprio valor para poder ser incrementado mais o valor atual de x. Ao final o algoritmo imprime o valor total da soma.
Continue aprendendo sobre desenvolver um algorítimo em:
https://brainly.com.br/tarefa/22251878
#SPJ4