Nesse texto no trecho “A narradora recorda um episódio do seu tempo de menina”. O termo em destaque significa:
Respostas
Resposta:
1) O enredo do texto apresentado se desenvolve a partir do que está posto na letra C) Do convite para o aniversário.
O acontecimento que originou a história foi o convite de aniversário que a personagem recebeu, e por isso este é chamado de conflito gerador, que é quando um conflito se dá de maneira inicial, de modo que o texto passe a se desenvolver a partir deste.
O conflito em um texto é iniciado quando um personagem é desafiado de alguma forma, seja de maneira interna ou externa. Geralmente, um conflito em uma história tem o objetivo de criar uma atmosfera de tensão ao leitor, deixando-o intrigado e interessado. Ele se inicia quando o personagem sai da zona de conforto e se vê confrontado por algo ou alguém.
2) O termo "baratinha" possui aspas porque elas indicam uma gíria, e por isso a alternativa correta é a letra D.
As aspas são sinais de pontuação usados para alguns quesitos importantes dentro de uma oração em textos, pois ajudam a facilitar a leitura.
Elas podem ser usadas para reforçar palavras, estrangeirismos, gírias ou expressões, além de que podem ser usadas para apontar citações. Em muitos casos, elas são usadas com o objetivo de ironizar alguma coisa.
No caso, elas foram utilizadas para indicar uma gíria, uma vez que ela se refere ao custo razoável de algo, e não ao inseto, que possui o mesmo nome.
3) A expressão "vacas magras" é utilizada para indicar que a narradora possuía pouco dinheiro, e por isso a alternativa correta é a letra C.
"Vacas magras" pode ser considerada uma expressão que é utilizada para se referir a um período negativo, onde há crises financeiras. Essa expressão se origina da criação e manejo de animais bovinos, onde em período de crise não é possível alimentá-los.
As expressões são muito importantes na comunicação, tanto para a escrita como para a falada, seja formal ou informal. São comumente mais utilizadas na linguagem informal, fazendo parte da cultura linguística dos falantes. Até por isso, certas expressões são próprias de certos grupos e regiões, marcando aquela cultura, sendo impossível de serem traduzidas.
Explicação: