Vimos que, as discussões a respeito da pedagogia hospitalar no Brasil se iniciaram na década de 50 e nasceram da preocupação com a condição em que crianças e adolescentes se encontravam naquele determinado momento de suas vidas, buscando meios para minimizar os efeitos que seu problema de saúde ou doença causou, com a interrupção do cotidiano escolar dessas pessoas. No entanto, de acordo com a Lei 1.044/69, há um grupo específico de pessoas que podem usufruir desse atendimento. Sobre esse grupo, analise as afirmativas abaixo: I. Crianças com sequelas provocadas pela guerra, oportunizando a elas que continuem seus estudos no próprio hospital onde estão internadas. II. Alunos de qualquer nível de ensino, portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados. III. Alunas gestantes e estudantes impossibilitados de comparecerem à escola por motivos de saúde. IV. Crianças com tuberculose, com o objetivo de amenizar as dificuldades escolares das mesmas. V. Crianças ou adolescentes enfermos que estão em casa, mas que não foram hospitalizados. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II e V, apenas. Alternativa 2: I, II e IV, apenas. Alternativa 3: I, III e IV, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V.
Respostas
Resposta:
estao corretas as auternativas I, II, IV
Explicação:
PAG. 151 E 152 DO LIVRO DE PRATICA DE ENSINO DA EDUCACAO BÁSICA
A alternativa 2 é a correta pois as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. A Lei 1.044/69 estabelece tratamento excepcional para estudantes portadores de específicas afecções, traumatismo, condições mórbidas e disturbios agudos.
Tratamento excepcional para os alunos
Os estudantes que apresentarem incapacidade física que o impossibilita de frequentar a escola presencialmente poderão prosseguir as atividades de aprendizagem em moldes distintos do presencial.
A escola deverá providenciar atividades domiciliares compativeis com sua capacidades debilitadas e devem ser acompanhadas e avaliadas pelos professores como forma de compensação de ausência.
Para que seja incluído no regime de excessão, a família deverá apresentar laudo médico elaborado por autoridade do sistema de ensino. Casos que se verifique a necessidade de inclusão no regime excepcional:
- Hemofilia
- Asma
- cardite
- Osteoarticulares
- Nefopatias
- Afecções reumáticas
Sobre pedagogia hospitalar: https://brainly.com.br/tarefa/2004189
#SPJ2