Respostas
Olá!
O ano de 1930 compreende o que conhecemos como o inicio da era Vargas. O contexto da situação se dá logo após a crise de 1929 nos EUA, que afetou a economia do mundo inteiro, inclusive o café no Brasil. Além disso, houve também fatores como a segunda guerra mundial (ainda na era Vargas), que também está diretamente relacionada a redução da imigração depois da década de 30.
Na era Vargas (1930 - 1945), duas principais leis foram criadas que afetavam diretamente a imigração no país, são elas: lei de cotas e a lei dos dois terços.
A lei de cotas visava reduzir o número de imigrantes no país, enquanto a lei dos dois terços tinha como objetivo reduzir a participação de imigrantes em empresas brasileiras, ordenando que ao menos dois terços dos trabalhadores sejam brasileiros. Esses dois fatores contribuíram muito, mas ainda houve a segunda guerra mundial que foi responsável por tornar a vida dos imigrantes que aqui já estavam ainda mais difícil, dado que os principais são povos Italianos, Japoneses e Alemães. Esses povos tendo origem em países do eixo, que se opunha aos aliados (em que o Brasil se aliou, depois do bombardeio de navios pela Alemanha), acabaram sofrendo muito preconceito no país e claro, para aqueles que ainda não estavam aqui, não conseguiam imigrar.