• Matéria: Geografia
  • Autor: makgan2022
  • Perguntado 3 anos atrás

Os Sherpas são uma etnia da região montanhosa do Nepal, que em linguagem tibetana significa "povo do leste” (shyarpa = shyar (leste)+ pa (povo)). Os Sherpas são oriundos do Tibet Independente há mais de 500 anos, se refugiaram na cordilheira do Himalaia para viver da agricultura (cereais e tubérculos) e criação de laques (um tipo de bovino que habita o Himalaia). [...] Por ser uma população extremamente pobre, os Sherpas vislumbraram na atividade de carregadores de equipamentos para os montanhistas uma rentável atividade econômica. Por isso as atividades como cultivar terra para a agricultura, criar galinhas e laques já não são a principal fonte de renda das famílias dos Sherpas. Ao menos um membro de cada família desta etnia no Nepal se dedica a realizar o carregamento a alpinistas e empresas de turismo [...]. Disponível em:

De acordo com esse texto, o modo de vida dos Sherpas está adaptado a quais características do continente asiático?
A) Às altas temperaturas do verão.
B) Às densas florestas tropicais.
C) Às elevadas altitudes do relevo.
D) Às extensas áreas litorâneas.​

Respostas

respondido por: lucasnmattos
0

A etnia Sherpa vive no Himalaia e, por isso, se adaptou a viver nas: C) Às elevadas altitudes do relevo.

Os Sherpas e as grandes altitudes do Himalaia

A Ásia é o maior continente em área total do mundo, e por isso apresenta grande variedade de climas, vegetações e relevos. Apesar de todas as características apontadas na questão existirem de fato em algumas regiões do continente, o texto descreve a vida da etnia Sherpa, que vive nas grandes altitudes da mais alta cadeia montanhosa do mundo, o Himalaia.

Sendo assim, esse povo se adaptou às condições do relevo como poucos, tornado-se exímios escaladores e produtores em altitude. É dessas características que os Sherpas tiram seu sustento.

Para saber mais sobre o Himalaia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/27890327

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares