• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: jcortezpivato10
  • Perguntado 3 anos atrás

Segundo Marcos Mondaini no texto Direitos Humanos, “o hábito herdado de nosso passado colonial do uso privado da coisa pública enraizou-se de tal maneira no Estado e na sociedade brasileiros que a própria ideia clássica de cidadania ganhou entre nós um sentido próprio”. Mondaini vai se referir a esse sentido como:

a.
estado intimista

b.
cidadania liberal.

c.
cidadania patrimonialista.

d.
estado providência.

e.
estado privatista.

Respostas

respondido por: musicamododorio
49

Resposta:cidadania patrimonialista

Explicação: foi dada como resposta correta pelo ava


andersoncsilva2: Está certa
florgemerson: confirmado!
ldicaprio: Resposta correta.
Larissaferro1: correto, obrigada
gicrissantos03: correto
respondido por: Guimasf
0

O uso privado da coisa pública, a mistura entre o público e o privado e sua influência na cidadania se caracteriza na cidadania patrimonialista. Letra C.

Cidadania Patrimonialista

No patrimonialismo as relações públicas administrativas são caracterizadas por privilégios e satisfação de interesses privados. A consequência é a má gestão, corrupção, clientelismo e ineficiência. Também é comum o nepotismo em sociedades patrimonialistas.

As relações de subordinação são marcadas pela dependência econômica, pelo abuso de poder e autoritarismo. O clientelismo é essa relação entre o detentor do poder e seus subordinados/ dependentes.  

No Brasil, essas características têm origem já na colonização e repercute até a atualidade. O cargo público é visto pelos seus ocupantes  como uma propriedade privada. Além de outros problemas, a consequência é o afastamento da população comum das políticas públicas, da cidadania e outros.

Leia mais sobre a cidadania no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/19723960

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares