Considera-se que, no processo de ensino e aprendizagem, a construção de conceitos pelo estudante acontece no confronto entre a interação social e científica. A partir dessa concepção, Vygotsky (1991) desenvolve o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Sobre a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), analise as afirmativas a seguir:
I. A distância entre o que o estudante já sabe e consegue, efetivamente, fazer ou resolver por ele mesmo.
II. O que o estudante ainda não sabe, mas pode vir a saber, com a mediação de outras pessoas.
III. O nível de conhecimento real e o nível de conhecimento potencial de cada estudante são variáveis e determinados, principalmente, pela mediação didática.
IV. Fundamento do processo pedagógico que propicia ao estudante realizar sozinho, amanhã, aquilo que hoje, realiza com a ajuda do professor.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
pag 58
As afirmativas corretas são II e IV, pois, a ZDP é o intermediário entre o nível de conhecimento real (sem ajuda) e o nível de conhecimento potencial (com ajuda), ou seja, o aluno ainda precisa de mediação para se desenvolver, através de um processo cognitivo e não didático.
O que é a ZDP?
A ZDP significa Zona de Desenvolvimento Proximal que foi estudada por Vygotsky como um fundamento do processo pedagógico para analisar o desenvolvimento de aprendizado dos alunos.
Para entendimento do seu conceito é importante compreender que a ZDP é a distância entre o que a criança já sabe fazer sozinha (nível de conhecimento real) e o que ela necessita de alguém para realizar (nível de conhecimento potencial).
Na visão de Vygotsky, uma boa relação do ensino e aprendizagem é o papel que o processo pedagógico possui na mudança do desenvolvimento do aluno.
Conheça mais sobre a zona de desenvolvimento proximal: https://brainly.com.br/tarefa/3647801
#SPJ2