Leia e analise o caso abaixo:
Joana atua no Infantil V, com crianças de 5 anos de idade. Sua atuação nessa etapa da educação básica é norteada pelas brincadeiras e interações e campos de experiência constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A professora Joana sabe que, a partir de experiências lúdicas e interações, a criança apropria-se de conhecimentos, favorecendo sua aprendizagem, desenvolvimento e socialização.
(Elaborado pela professora, 2022).
No que se refere às atividades que a professora Joana poderá desenvolver para explorar as brincadeiras e interações com seus alunos, analise as asserções e relação proposta entre elas.
I. Joana poderá inserir em seu planejamento atividades ao ar livre como “Coelhinho sai da toca”, "pega pega" e “corridas em dupla”, pois são exemplos de brincadeiras que favorecem a interação e aprendizagens importantes para o desenvolvimento integral da criança.
PORQUE
II. Ao final da aula, depois de realizar todas as atividades que são consideradas mais importantes, a professora Joana poderá utilizar essas brincadeiras ao ar livre, envolvendo a criança na brincadeira e interagindo com elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
Resposta: I
Explicação: as asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é justificativa da I
A primeira alternativa e verdadeira e a segunda é falsa. A alternativa 3 é correta. O brincar na educação infantil é o foco no processo aprendizagem.
O brincar
As brincadeiras são fundamentais na aprendizagem das crianças. Por meio do brincar a criança desenvolve o criativo, a autonomia e a criticidade. Relaciona-se com a educação integral.
Deve-se perceber que brincar não é apenas se divertir. Ela exercita os relacionamentos interpessoais. Desenvolve a cooperação do grupo para atingir os objetivos propostos.
Outro elemento positivo é o estímulo motor da criança. A consciência do corpo está diretamente ligada a autocuidado e proteção.
Sobre o brincar na Educação Infantil: https://brainly.com.br/tarefa/22160421
#SPJ2