• Matéria: ENEM
  • Autor: edsonmpaiva2014
  • Perguntado 3 anos atrás

A poupança foi uma opção de investimento de renda fixa, muito utilizada no passado, mas com a popularização dos fundos DI, ela perdeu seu espaço. Um dos motivos é a baixa rentabilidade alcançada (muito próxima à inflação) e a perda de rentabilidade para saques fora do vencimento, perda não ocasionada nos fundos DI e renda fixa. A remuneração da poupança, é atrelada a taxa SELIC sendo 70% do valor da taxa básica de juros mais taxa referencial, se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR.


joserobertomoro: O valor da multa por atraso de aluguel varia já que não existe um valor fixo definido por lei. Assim, vale o que foi combinado entre o locador e o locatário. Em geral, a maioria dos contratos prevê multa de 10% em caso de atraso, mas pode ser outra quantia. Já os juros, o máximo permitido é de 1% ao mês (somente instituições financeiras podem cobrar mais do que 1% ao mês de juros).

Respostas

respondido por: yancarvalho3
0

Sobre os rendimentos na poupança e seu tipo de rentabilidade é exatamente isso, a poupança é atrelada a taxa SELIC sendo a soma da taxa referencial com 70% da taxa básica de juros, caso a SELIC estiver acima de 8,5% a.a o rendimento será a soma da variação da TR (Taxa Referencial) com o rendimento de 0,5% a.m. Por isso perdeu espaço para os fundos DI.

Mas o que são os fundos DI?

Os fundos DI ( Depósito Interbancário) ou Fundos de Renda Fixa Referenciados DI são fundos que devem investir 95% do patrimônio em títulos públicos que tem relação direta com a SELIC, e a Selic é a taxa que o governo paga a quem empresta dinheiro a ele.

Assim, a taxa DI é demostrada quando um banco faz empréstimo para outro e esse juros é o reflexo de tal empréstimo.

Saiba mais sobre investimentos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52363602

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares