TEXTO I é a imagem
TEXTO II
Grete Stern, fotógrafa alemã formada pela Bauhaus e radicada em Buenos Aires no entreguerras, fez uma série de fotocolagens para a coluna "El psicoanálisis le ayudará", da revista Idilio, no período de 1948 a 1951. As imagens ilustravam uma seção em que leitoras escreviam cartas narrando seus sonhos e estes eram interpretados por psicanalistas. [O conjunto dessas obras] traduz com dinamismo os anseios, os medos e as agonias dessas mulheres enclausuradas por uma sociedade machista.
A análise da fotomontagem de Grete Stern, enriquecida pelo texto de Carol Grespan, permite visualizar um diálogo com o Surrealismo, já que essa obra trabalha com
A a abolição da lógica e consequente eliminação de sentido.
B a relação lúdica e humorística com os problemas sociais.
C a exploração e valorização da linguagem do inconsciente.
D a associação aleatória entre elementos sociais e estéticos.
E o universo angustiante feminino castrador de anseios.
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
C a exploração e valorização da linguagem do inconsciente.
Explicação:
é necessário reconhecer que as fotomontagens de Stern inspiravam-se nos relatos de sonhos que as leitoras da revista Idilio tinham. Dessa forma, tal produção marcava-se pela clara desobediência à lógica racional e convencional. Para abordar o cotidiano massacrante da mulher, apresenta-se uma colagem em que o elemento masculino, opressor, é substituído por uma figura animalesca e assustadora, o que, se por um lado foge da lógica racional cotidiana, atende a lógica do inconsciente, que é um objeto de estudo do Surrealismo.
Essa é uma forma de simbolizar, por meio da linguagem delirante e onírica, o contexto enclausurante das leitoras de Idilio.
respondido por:
0
Resposta certa é a letra C
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás