Respostas
Resposta:
A8
Rádio: Audio TV Atalaia
Play
Sergipe
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemora 300 anos de fundação e instalação
Por Secom/Nossa Senhora do Socorro
21/09/2018 17h48
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemora 300 anos de fundação e instalação
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro preparou uma vasta programação para os fiéis socorrenses em alusão aos 300 anos de fundação e instalação da Paróquia no município. As comemorações tiveram início no domingo (16) e serão encerradas nesta terça-feira (25), data em que a Paróquia foi instalada.
Tombada como patrimônio histórico e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1943, a igreja, situada na Praça João Garcês, na sede do município, conta com 14 pastorais. Com atrações musicais e culturais, as comemorações serão iniciadas às 19h, exceto no dia 25, onde foi preparado uma programação diferenciada.
As festividades deste final de semana serão iniciados na noite desta sexta-feira, 21, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, onde a celebração ficará a cargo do Padre Peixoto, seguido da apresentação do grupo Renovação Carismática Católica (RCC). Já o sábado, 22, será marcado pela presença do Padre Jefferson, com animação do grupo de jovens. E para fechar com chave de ouro o final de semana, o celebrante do domingo, 23, será o Arcebispo Emérito de Aracaju, Dom Lessa, seguido da apresentação do coral Sagrado Coração de Jesus.
Iniciando a semana, na segunda-feira, 24, será a vez do Bispo da Diocese de Estância, Dom Giovani, celebrar a missa, seguida da apresentação da Pastoral Familiar. E, por fim, um grande momento festivo será realizado na terça-feira, 25, com início às 5h da Alvorada Festiva, seguida do Ofício de Nossa Senhora. Na turno da noite, às 19h, será realizada pelo Arcebispo da Igreja Metropolitana de Aracaju, Dom João José da Costa, a Santa Missa e a animação ficará por conta do Coral Seminário Maior. Neste dia também será lançado o selo paroquial.
História
Tida como uma das mais antigas igrejas de Sergipe, a Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não possui nenhuma documentação sobre a sua construção, porém na soleira da sacristia, à direita, há uma inscrição com a data de 1714. Dados históricos mostram que uma pequena aldeia que tinha a capelinha dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi transformada em freguesia com o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar de Cotinguiba em 25 de setembro de 1718.
Por decisão do Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, passou a ser denominada Paróquia Nossa Senhora do Socorro do Tomar da Cotinguiba e em 1954, passou a se chamar Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A igreja, com predominância barroca e a imagem marcante de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em uma escultura em madeira policromada, do século XVIII, foi construída pelos jesuítas. E em 20 de março de 1943 foi tombada como monumento histórico nacional pelo IPHAN.
Explicação: