7:2 Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR. 7:3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar. 7:4 Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este. 7:5 Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com o seu próximo; 7:6 se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, 7:7 eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.
Jeremias 7:2-7 (ARA)
Segundo Zabatiero, na fase preliminar busca-se familiarização com o texto em seu contexto literário. Nele destacamos as primeiras impressões e dúvidas sobre o texto. A partir do texto acima, analise as alternativas a seguir e marque (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) O texto acima tem sentido de denúncia e castigo, comum ao gênero profético.
( ) O profeta direciona a crítica para todo o povo, principalmente à população idolatra que cultuava nos altos.
( ) A mensagem é uma crítica a confiança no “Templo do Senhor” sem “emendar os caminhos”.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V
Alternativa 2:
V, V, F
Alternativa 3:
V, F, V
Alternativa 4:
F, V, V
Alternativa 5:
F, V, F
Respostas
Resposta:
V,F,V.
Explicação:
.
Resposta:
alternativa 1. V.V.V estão corretas.
Explicação:
O texto acima tem sentido de denúncia e castigo, comum ao gênero profético. Sentindo de denúncia, devido está sendo exposto a prática pecaminosa do povo, castigo e profético, porque se não mudar atitudes, não habitariam na terra de seus pais e se o povo mudasse teu modo de viver, habitariam naquela terra.
O profeta direciona a crítica para todo o povo, principalmente à população idolatra que cultuava nos altos. O povo era idólatra ao templo, achava que o tempo nunca seria destruído e que poderia salva-los, e no versículo 6 relata também idolatria.
A mensagem é uma crítica a confiança no “Templo do Senhor” sem “emendar os caminhos”. É notório no texto, que esta afirmativa está correta.