• Matéria: Geografia
  • Autor: SabinneSavv2763
  • Perguntado 3 anos atrás

Considere a seguinte situação fictícia. Joana é uma simples mulher que sempre morou em uma cidade pequena no interior do Piauí. Quando pequena, Joana não teve a oportunidade de estudar e, em sua mocidade, trabalhou duro na roça para ajudar o marido nas despesas de casa, e mesmo não tendo a oportunidade de estudar Joana sempre ensinou aos seus dois filhos a importância dos estudos. O tempo passou, seus filhos cresceram e se formaram, Joana e seu marido resolveram mudar para São Paulo, com uma situação um pouco melhor, ela resolveu voltar aos seus estudos pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas passou por alguns constrangimentos dentro da sala de aula, pois tinha um sotaque diferente dos outros alunos: eles faziam piadas e imitavam sua forma de falar, pois ela falava palavras diferentes popularmente conhecidas em seu estado, o que a fazia se sentir excluída. Foi a partir dessa situação que ela resolveu conhecer mais sobre as variedades linguísticas de cada região, com muita vontade de se aperfeiçoar, aprendeu sobre a linguagem formal e informal e as formas distintas da expressão linguística, compreendeu que cada pessoa se expressa de uma forma e o importante sempre é ter respeito por cada linguagem. A partir do caso exposto e dos conhecimentos abordados em "Linguagem, Interação e Comunicação", assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: A forma que Joana fala é considerada uma linguagem estrangeira de um outro país. Alternativa 2: Em sua mocidade, Joana passou o tempo todo estudando, para agregar mais conhecimentos em sua vida escolar. Alternativa 3: Os outros alunos gostaram da variação linguística que Joana apresentou durante seu convívio com eles em sala de aula. Alternativa 4: É inadequado crer que a situação relatada se relacione com o preconceito linguístico, pois está evidente que os alunos receberam Joana com respeito e carinho. Alternativa 5: Com o fato de ter sofrido preconceito linguístico, Joana aprendeu que existem variedades linguísticas em cada região do país e a forma


Anônimo: Tenho módulo completo da disciplina atv1,2,3,mapa, todos estágios, artigos, TCC, projetos chama 081993914923 somos uma família de professores acadêmicos na docência do ensino superior....auxiliando a mais de 14 anos.ok

Respostas

respondido por: tainaraduartedias
0

Resposta:

alternativa:5

Explicação:

respondido por: calebemartiins
0

Joana não teve a oportunidade de estudar quando era jovem e sempre sofreu muitos preconceitos, com isso ela aprendeu que existem diferentes formas para se expressar oralmente, em cada região do país as pessoas falam com diferentes vocabulários e ela soube que todas as diferenças linguísticas devem ser valorizadas. Logo a alternativa correta é a 5).

Diferenças linguísticas

  • são as ramificações naturais da língua, das quais se diferenciam da norma e padrão em razão de fatores como momentos históricos, convenções sociais, contextos e/ou regiões em que o falante ou grupo social esteja.
  • As diferenças linguísticas ocorrem com a língua falada e deve ser entendida como as variações históricas e regionais do pais, com isso, mesmo havendo apenas um idioma oficial no país, a língua passa a ter diversas alterações criadas pelos moradores nativos.

Leia mais sobre linguística aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24750679

#SPJ9

Anexos:
Perguntas similares