• Matéria: Ed. Física
  • Autor: KalianeAndrade
  • Perguntado 3 anos atrás

Um idoso cardiopata recebe orientações médicas para superar o sedentarismo e recebe seu contato profissional para iniciar um programa de exercícios que irá beneficiar a sua saúde e qualidade de vida. No entanto, o idoso ao conversar contigo diz que é ativo em suas atividades do cotidiano. Ele aponta que sobe e desce escadas, que passeia com seu cachorro todos os dias, que faz força quando carrega as sacolas de supermercado e, por este motivo, entende que, ter que procurar um Profissional de Educação Física é um exagero do médico. Baseado no estudo do artigo “Exercício resistido no cardiopata: revisão sistemática” o que você falaria para este idoso no sentido de conscientizá-lo e convencê-lo a iniciar um programa regular de prática de exercício físico?

Respostas

respondido por: msthays
2

O sedentarismo está atrelado a um gasto calórico reduzido, o que leva a problemas de saúde diversos, logo, entende-se que geralmente as atividades cotidianas não são suficientes para reverter essa situação.

O sedentarismo precisa ser combatido com o auxílio de um profissional de educação física pois:

Atividades rotineiras como subir e descer escadas e carregar sacolas não são suficientes para promover o gasto calórico ideal necessário para sair da zona de sedentarismo, devido alguns fatores:

  • A energia gasta para realização de tarefas diárias é mínima para  a maioria dos indivíduos;
  • A atividade física controlada possibilita um desenvolvimento muscular e cardiorrespiratório efetivos;
  • Os exercícios físicos são monitorados pelo profissional e têm um objetivo de melhora da condição física, ao contrário de tarefas diárias que não possibilitam um desenvolvimento significativo.

Aprenda mais sobre o sedentarismo:

https://brainly.com.br/tarefa/24166411

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares