• Matéria: Pedagogia
  • Autor: karinacardososilveir
  • Perguntado 3 anos atrás

Em pleno século XXI, ainda existem atitudes de educadores que se baseiam na concepção tradicional de ensino no momento de planejar, ensinar e avaliar os alunos desconsiderando os elementos fundamentais da didática. Nessa perspectiva, existe uma dificuldade do professor apropriar-se da didática como mediadora da prática pedagógica. Este artigo tem como objetivo analisar a ação docente e suas implicações teóricas, práticas e metodológicas na aprendizagem escolar. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. Os questionamentos levantados a respeito da didática como disciplina fundamental na formação docente e prática pedagógica nos faz valorizar a reflexão e o compromisso que o professor deve ter com a tarefa de educar e compreenda as possibilidades de enriquecer a prática pedagógica. É necessário unir a teoria à prática e trazer para a sala de aula subsídios que somente a compreensão da didática nos fornece.

Respostas

respondido por: ferreiraluizhe18
0

Resposta:

Usá-la adequadamente, propiciará um trabalho eficaz e exitoso do professor que além de consumar, com sucesso, as perspectivas previamente propostas, oferecerá um trabalho qualitativo. O trabalho docente deve levar em conta que teoria e prática são caminhos indissociáveis, paralelos e convergentes que norteiam o ensino-aprendizagem no contexto pedagógico. Uma vez que um depende do outro, jamais haveria perfeição na tarefa docente, se não fossem consideradas as suas inter-relações.

Explicação:

A didática, caminho programado pela teoria, tem sido considerada uma ampla e indispensável sinalizadora na aplicabilidade dos conteúdos programáticos a que o professor utiliza para ministrar suas aulas. No entanto, há um equívoco quando se espera que ela seja algo definido e delimitada garantindo uma prática eficaz. É absolutamente impossível usá-la como manual de orientação, passo a passo, uma vez que a sua impregnação depende da necessidade à proporção que vai surgindo. A didática do professor é considerada flexível, tendo em vista que cada turma e cada indivíduo exigirá práticas diferenciadas.

Contudo, conhecer a didática como a concretização da teoria poderá consumar aquilo que o professor almejou no decorrer do seu planejamento, atendendo, assim, as diferentes formas de educar, as diversas concepções pedagógicas e as reflexões docentes, considerando o ensinar/aprender um processo em constante mudança.

respondido por: lhandregferreira
0

A didática como mediadora da prática pedagógica, isto é, uma relação entre teoria e prática. Ela está associada com o planejamento, execução e avaliação. A didática proporciona subsídios que impactam na prática educativa.

Didática

Ela está intimamente ligada ao progresso do ensino e aprendizagem. O professor tem intenções definidas em seu ato educativo que tem objetivos claros pautados em concepções pedagógicas.

A didática flui entre teoria e prática. O docente utiliza métodos que organizem estratégias para o ensino. Isso quer dizer que o professor ao levar específicas técnicas de ensino ele carrega para a aula suas concepções teóricas.

A atualização e contextualização dos recursos a serem utilizados possibilitam a execução do planejamento e com fim último, o ensino e aprendizagem se dinamizam.

Sobre didática: https://brainly.com.br/tarefa/16814160

#SPJ2

Perguntas similares