Respostas
Resposta:
Getúlio Vargas foi um importante político Brasileiro, ele liderou a revolução de 1930 e impôs o Estado Novo. Vargas ficou por aproximadamente 20 anos no comando da nação Brasileira, até cometer suicídio em 24 de agosto de 1954, deixando a presidência e a sua famosa, carta testamento em que revela seu amor pelo Brasil e fala a célebre frase “Saio da vida para entrar na história''.
O que foi a Revolução de 1930:
A revolução de 1930 destituiu o então presidente Júlio Prestes e colocou Getúlio Vargas no poder colocando fim às repúblicas oligárquicas. A revolução foi articulado com forças políticas e militares dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande Do Sul, que alegava a existência de fraudes eleitorais, por isso Júlio Prestes não poderia assumir o governo.
Causas para a Revolução de 1930:
Havia um descontentamento da elite mineira com o protagonismo que São Paulo quebrou a política do café com leite ao não indicar um candidato à presidência do Estado de Minas Gerais.
Além disso, o modelo não agradava outros estados brasileiros que gostariam de ter uma maior participação política, a fim de participar das decisões econômicas e sociais do país.
A Elite Paulista sofreu com a crise de 1929, que derrubou o preço do café provocando danos à economia dos produtores, o que levou ao desemprego e grandes dificuldades financeiras.
Ademais, ainda existia um forte descontentamento dos oficiais de baixa patente do exército brasileiro que desejavam derrubar a república oligárquica e instituir uma nova forma de governo.
O Estado Novo
Esse foi o período em que Vargas, assumiu o poder de forma centralizada e perseguindo a oposição
Principais características do Estado Novo:
Fechamento do Congresso Nacional
Imposição de uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa nova constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio (Guerra)
Dissolução de assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
O Governo de Vargas ficou marcado por governar através de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente.
Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio.
Sindicatos controlados pelo Estado
Leia mais sobre Vargas em: brainly.com.br/tarefa/115588