A última revisão da Estrutura Conceitual dispõe que as informações financeiras, para serem úteis a investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes e potenciais, devem ser relevantes e representar fidedignamente aquilo que pretendem representar. Desse modo, a utilidade das informações financeiras será aumentada se elas forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis. Portanto, a Estrutura Conceitual separa as características qualitativas das informações financeiras em dois grupos. As características qualitativas fundamentais são aquelas que não podem faltar quando se elaboram os relatórios financeiros e as características qualitativas de melhorias são atributos a serem adotados para melhorar ainda mais a qualidade dos relatórios financeiros.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O contador não deve atender às exigências feitas pelos sócios da empresa, pois estaria infringindo uma característica qualitativa fundamental para a elaboração e a divulgação dos relatórios financeiros, que é a representação fidedigna. Ou seja, a informação financeira deve ser a representação justa e verdadeira da situação patrimonial e financeira da entidade.
Desse modo, o contador deveria explicar aos sócios que é seu dever seguir a legislação e as regras estabelecidas nas normas contábeis, independentemente de estar de acordo com o que os sócios desejam. Portanto, é importante representar fidedignamente esses fatos ocorridos, de acordo com o estabelecido pela Estrutura Conceitual.
Explicação:
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás