Um nutricionista foi contratado para gerenciar uma Unidade de Alimentação e Nutrição de uma empresa localizada no município de São Paulo. A primeira providência tomada pela nutricionista foi a elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A elaboração, atualização e implantação do manual de BPF são atribuições do responsável técnico da empresa, isto é, do nutricionista.
PORQUE
O Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é um documento onde estão descritas as atividades e procedimentos que as empresas que produzam, manipulam, transportam, armazenam e/ou comercializam alimentos, adotam para garantir que os alimentos produzidos tenham segurança e qualidade sanitária aos seus consumidores.
A respeito dessas asserções, pode-se concluir que:
a.
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b.
a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c.
as asserções I e II são proposições falsas.
d.
as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e.
a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação: A resolução nº 576 do CFN diz que responsabilidade técnica é “a atribuição concedida pelo CRN ao Nutricionista habilitado, que assume o compromisso profissional e legal na execução de suas atividades, compatível com a formação e os princípios éticos da profissão, visando à qualidade dos serviços prestados à sociedade”.
O Técnico em Nutrição, nesse sentido, não pode assumir a responsabilidade técnica, sendo ela exclusiva do nutricionista.
O Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é um documento onde estão descritas as atividades e procedimentos descritos no enunciado, mas não é porque foi o nutricionista quem o emitiu, logo o termo PORQUE não está correto, ambas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.