• Matéria: Filosofia
  • Autor: ianka27
  • Perguntado 10 anos atrás

Como explicar que na moral convivem  polos opostos com o dever (a obrigação) e a liberdade?

Respostas

respondido por: Matheusieti
1270
Boa tarde!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que;


O entendimento da moral, corresponde a ambiguidade do ser humano estabelecida de fato entre a liberdade e seus deveres.

Deste modo, partindo deste ponto, fica claro observar que ela deve estar adequada a ética e a razão, para que assim esteja diretamente ligada ao questionamento filosófico do homem.


Espero ter ajudado;

Um abraço. 
respondido por: EduardoPLopes
194

Para compreender que polos opostos podem conviver na moral é necessário compreender a moral como um fenômeno complexo, em que partes diferentes colaboram para a criação de um único fenômeno.

Um exemplo ilustrativo: em um exército convivem a música  - no ritmo dos soldados e nas trombetas militares - e a violência - nas armas e intenções dos soldados -, e estes dois fenômenos diferentes colaboram para que o exército, enquanto fenômeno, exista.

Do mesmo modo, na moral existe, por um lado, o dever - ou seja, a necessidade de obedecer certos preceitos gerais, que atendem a necessidade comum - e a liberdade do agente, que é livre para tomar esta decisão e não aquela.

Sem o dever, não há moralidade, pois o interesse comum não seria respeitado, mas sem a liberdade também não, posto que quem age por coerção - como quem doa dinheiro aos pobres pois é ameaçado com violência por alguém - não age por moralidade, só sendo moral quem age livremente.

Mais sobre o livre arbítrio em:

https://brainly.com.br/tarefa/20596273

Anexos:
Perguntas similares