Segundo Marx, o valor da força de trabalho é determinado como o de qualquer outra mercadoria, isto é, pelo tempo de trabalho socialmente necessário para sua produção, incluindo sua reprodução. Como a força de trabalho não existe separada do indivíduo, sua produção corresponde a produção e à reprodução do trabalhador. Nesse sentido, o valor da força de trabalho equivale ao tempo de trabalho necessário para a produção dos meios de subsistencia indispensáveis para a satisfação de necessidades básicas do trabalhador e de sua família. IAMAMOTO, Marilda Vilela. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico- metodológica. 27 ed. p. 39. São Paulo: Cortez; Lima: Celats, 1982. Conforme o modo de produção capitalista se desenvolvia exponencialmente, notava-se que: Alternativas Alternativa 1: A classe intitulada como operária passava pelo processo de empobrecimento a medida em que produzia mais riqueza. Alternativa 2: O fato de não existirem classes no modelo de produção capitalista é uma condição preliminar e necessária ao capital. Alternativa 3: A intenção do modo de produção capitalista sempre foi, desde o seu início, desenvolver políticas públicas de qualidade e atendimento ao trabalhador. Alternativa 4: Os proprietários dos meios de produção tinham como objetivo oferecer compartilhar riqueza com classe operária. Alternativa 5: A classe operária também obtinha as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento e de sua família, para além da venda da força de trabalho.
Respostas
Dentro do pensamento marxista e conforme o modo de produção capitalista se desenvolvia exponencialmente, notava-se que: Alternativa 1: A classe intitulada como operária passava pelo processo de empobrecimento a medida em que produzia mais riqueza.
A produção da pobreza para Karl Marx
Karl Marx (1818-1883), avaliou o crescimento e as consequências do modo de produção do capitalismo, alertando para o crescimento do contingente de trabalhadores que seriam arremessados às condições de pobreza extrema, como decorrência das relações entre lucro capitalista e remuneração da força de trabalho.
Portanto, no modo de produção capitalista ocorrem concomitantemente e de forma antagônica, duas forças:
- a burguesia, detentora dos meios de produção, concretamente produzindo riqueza na forma de capital
- os trabalhadores, donos somente da sua força de trabalho, reduzidos a produção da pobreza e da miséria
Aprenda mais sobre A produção da pobreza para Karl Marx em: brainly.com.br/tarefa/53518736
#SPJ1