Pedro foi contratado pela Escola Fundamental Mundo Feliz para trabalhar como Coordenador Pedagógico com o objetivo de auxiliar os professores em suas dificuldades em sala de aula, na relação com os alunos e seus pais. Essa escola inspira-se na Abordagem Sociocultural. Durante a entrevista de admissão, além de outros questionamentos, foi solicitado a Pedro que demonstrasse alguns dos seus conhecimentos adquiridos no curso de graduação no que se refere às abordagens de ensino e aprendizagem. Ele pode afirmar que o profissional de educação, em uma escola com estes princípios propostos, deve:
a. Colocar-se empaticamente no lugar dos alunos e das suas dificuldades, mostrando-se disponível para atuar como facilitador junto a eles, considerando-os em sua individualidade e integridade.
b. Proceder a uma análise individual do seu aluno, empregando técnicas de reforçamento para modelar os comportamentos desejáveis e inibir os indesejáveis, visando uma melhor aprendizagem.
c. Ajudar os alunos nas suas dificuldades intelectuais e emocionais, realizando um trabalho de conscientização e resgate da autoestima, identificando quadros transferenciais latentes que inibam sua aprendizagem.
d. Organizar reuniões com os pais dos alunos para conhecer sua realidade e poder orientá-los sobre procedimentos educacionais eficientes para implementar a disciplina e o compromisso dos alunos.
e. Desenvolver uma postura de crítica constante sobre o papel e o compromisso da educação na sociedade, visando à emancipação e à apropriação ativa do conhecimento pelos seus alunos.
Respostas
Resposta:
Explicação:
letra E
Na educação profissional, vários princípios devem ser enfatizados nas escolas, como a atitude crítica dos alunos em relação ao papel e compromisso da educação na sociedade, o desenvolvimento dessa atitude visa à emancipação e privação ativa do conhecimento (E).
Princípios Escolares e Abordagem Sócio-Cultural
Os princípios que esta escola possui estão relacionados com a gestão escolar que devem ser considerados para o sucesso do processo, nomeadamente os princípios da autonomia, flexibilidade, participação e iniciativa. Esses quatro princípios precisam ser considerados e seguidos por todas as partes da estrutura escolar.
A abordagem sociocultural é um dos desdobramentos do currículo. Essa abordagem é influenciada pelo pensamento de Piaget, Bruner e Vygotsky. A sociocultura foi fortemente influenciada pelas visões de Vygotsky (1978).
Junto com a ênfase de Piaget na compreensão do desenvolvimento em termos de genética. Outra abordagem chama a atenção para a origem da palavra “Social”, onde a capacidade intelectual está intimamente relacionada à atividade social, quanto maior o nível intelectual de uma pessoa, mais atividade social haverá, isso porque a atividade social é uma demanda dos intelectuais de acordo com as observações e análises de Vygotsky.
Conheça mais exemplos de abordagens socioculturais: https://brainly.com.br/tarefa/52482676
#SPJ1