1) Com os algarismos 0, 1, 2, 5, 6, 7, desejamos formar números de três algarismos. Quantos números são possíveis formar? E quantos números pares de algarismos distintos podem ser formados?
Respostas
De acordo com a análise combinatória, é possível formar 216 números de 3 algarismos e 6 números pares de algarismos distintos.
Análise Combinatória
Tem como função a análise e a contagem de todas as combinações possíveis, ou seja, o princípio fundamental da contagem é uma forma rápida para calcular uma quantidade possível das combinações para determinadas decisões.
Conforme visto sobre a análise combinatória, a resolução do problema:
É preciso formar números de 3 algarismos, mas não foi solicitado que eles não podem se repetir, então ___, ____, ____ (temos 3 espaços possíveis) e 6 opções de números, então: 6.6.6 = 216
Agora, para formar números pares de algarismos distintos: dentre as opções, temos 3 números pares e eles não podem se repetir, pois são distintos, com isso temos dois espaços pois é par: _____ , ______. Assim, fica 3.2 = 6. (Caso eles não fossem distintos, seria 3.3 (ou seja, 3x3 pois eles podiam se repetir e são 3 números pares possíveis).
Para saber mais sobre a análise combinatória acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/31661661
#SPJ1