Respostas
Ao se discutir a política, o poder e como uma pátria se constitui, podemos responder às questões da seguinte maneira:
Questão 1 ) Não se sabe ao certo quando surgiu a ideia de separação dos poderes, alguns estudiosos vem a presença desta nas palavras de Aristóteles mas o fato é que o foco central de se separar os poderes de governo está no esclarecimento sobre as funções que o estado deve ter frente ao cidadão.
Suas funções envolvem fazer a lei, governar dentro da lei, executar a lei, e a de julgar a conduta dos indivíduos de modo objetivo e imparcial. Para que isso ocorra, os poderes devem estar independentes e em equilíbrio.
Questão 2) Para que o estado seja efetivamente democrático, o povo deve estar bem guardado e representado. O poder Legislativo, representado pelo congresso nacional, tem a função de criar e ordenar as leis que regem o país, e ter o compromisso de fiscalizar para que essas leis sejam aplicadas a todos os cidadãos, independente de cargo ou posição social.
Questão 3) Eles são representantes do povo e de seus interesses, legitimamente eleitos para nos representar, tomando decisões que protejam os nossos direitos e deveres. O que muda é a instância em que exercem suas funções.
- Vereadores formam a Câmara Municipal e trabalham para as cidades.
- Deputados estaduais, formam a Assembleia Legislativa e trabalham a nível de estado.
- Deputados federais formam a Câmara dos Deputados e trabalham prol da nação. A Câmara fica em Brasília, na praça dos Três Poderes.
Questão 4) O poder executivo é o cargo máximo de uma nação. Aquele que tem por obrigação governar. Como exemplos temos:
- Presidencialismo: o líder do poder executivo, denominado presidente, é escolhido pelo povo, para mandatos cíclicos.
- Parlamentarismo: distingue os papéis de chefe de estado e chefe de governo. O chefe de estado é um representante social da nação mas não tem poder de decisão. Isto fica a cargo do parlamento.
- Monarquia: poder executivo representado pelo rei. apesar de ter seus conselheiros, além de representante de estado, ele governa em absoluto.
Questão 5) Aqui encontramos os advogados, procuradores, juízes, desembargadores e etc., cuja a função frente ao estado é de resolver conflitos entre cidadãos, entre os cidadãos e o Estado ou entre os Poderes do Estado. Cabe a este, o poder de julgar a razão.
Democracia
No Brasil vivemos um regime democrático, cujo poder executivo está nas mãos do presidente. Este foi eleito de forma justa e verdadeira, por todos os cidadãos.
Aqui qualquer cidadão elegíveis pode se candidatar à um dos cargos de governança através do sufrágio universal.
O sufrágio universal consiste no pleno direito ao voto de todos cidadãos adultos, independentemente de alfabetização, classe, renda, etnia ou sexo, salvo exceções menores. O que nem sempre foi assim. Em algum momento este direito foi vetado às mulheres, sem teto, padres, pobres, analfabetos, membros de ordens religiosas e militares de baixo escalão.
Aprenda mais sobre sufrágio universal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22714320
#SPJ1