• Matéria: História
  • Autor: estudante9229190
  • Perguntado 3 anos atrás

No mundo antigo, todos aqueles que não falavam grego ou latim nem compartilhavam o sistema de valores da cultura greco-latina eram considerados "bárbaros" (barbaroi, em latim). Em oposição manos, que tomavam a si mesmos como referência de civilização, os bárbaros eram os não civilizados. Com base nesses argumentos, é possível afir- mar que: a) no mundo romano antigo, o termo bárbaro só poderia ser entendido como a afirmação da civilização, isto é, como expressão máxima das virtudes humanas.
b) a desagregação do mundo romano antigo ocor- reu em decorrência da presença de estrangeiros bárbaros, que não partilhavam dos valores da civilização e contribuíram para a corrupção dos valores greco-romanos.
c) o romano antigo encarnava tudo o que não fos- se reconhecidamente humano: a selvageria, a irracionalidade, o mau gosto, a incapacidade de viver de acordo com o modelo greco-romano de sociedade.
d) atualmente, a xenofobia existente em muitos países da Europa associa o estrangeiro, o imi- grante, à ideia de barbárie, visto que ele é con- siderado aquele que não comunga dos mesmos costumes.
e) a desumanização dos povos estrangeiros, sua redução a hordas de homens e mulheres de aspecto e comportamento animalesco foi uma constante nos textos latinos e marcou todo 0 imaginário ocidental sobre a Antiguidade.​

Respostas

respondido por: gabi984iyghu
6

Resposta:

b

Explicação:

Perguntas similares