• Matéria: Filosofia
  • Autor: flaviasantos9987
  • Perguntado 3 anos atrás

A distribuição de "poder" dentro de uma sociedade e a possibilidade de cada grupo ocupar uma posição social é previlegiada por alguns. O que você acha? Justifique com 15 linhas seu argumento

Respostas

respondido por: crr2005
0

A ocupação de posições sociais é dominada por aspectos econômicos, políticos e questões educacionais

Possibilidades e privilégio de ocupação de posição social

O Ser Humano é dotado de capacidades e também de aspirações que o direcionam a ocupar o seu espaço na sociedade. Entretanto, o acesso a uma posição social de "poder", dentro de uma sociedade, é um objetivo bem mais direcionado por fatores econômicos e políticos do que aspirações, ou mesmo as capacidades individuais.

Em uma sociedade carente de educação e do consequente egocentrimo, a busca por ocupar uma posição social mais elevada, torna-se uma verdadeira "luta por sobrevivência", em que se busca encontrar o próprio "lugar ao sol", em detrimento da maioria. E, nesse aspecto, as aspirações pessoais e até as capacidades pessoais, certamente, na maioria dos casos, não se impõem ao poder constituído, principalmente pelo domínio econômico e político que esse poder exerce na sociedade capitalista.

Desta forma, faz-se mister a contínua luta pelos direitos e pela liberdade de galgar posições sociais mais elevadas, no sentido de busca e conquista de um objetivo maior de elevação da condição humana, em detrimento do poder econômico.

Saiba mais sobre os papéis sociais, em: https://brainly.com.br/tarefa/33571677

#SPJ1

Perguntas similares