• Matéria: Biologia
  • Autor: jm2666482
  • Perguntado 3 anos atrás

descreva a fermentação lática e alcoólica​

Respostas

respondido por: BOAES
0

A fermentação é um processo que produz bem menos ATPs do que a respiração celular, porém pode ser uma característica essencial para a adaptação de certas espécies de seres vivos a determinados ambientes ou condições.

Explicação:

fermentação alcoólica

Na primeira imagem temos o processo da fermentação alcoólica, a última molécula derivada é o etanol.

Certos tipos de fungos podem serem usados na fabricação de pães, cerveja, vinhos e combustível.

Neste tipo de fermentação as duas moléculas de piruvato são descarboxiladas, liberando CO2. Isto gera um composto de dois carbonos chamado de acetaldeído que será o acepetor de elétrons das moléculas de NADH liberadas durante a glicólise. A partir da ação da enzima álcool desidrogenase, o acetialdeído será reduzido, formando álcool etílico.

fermentação lática

Este processo está descrito na segunda imagem, onde a última molécula derivada do processo é o ácido lático.

Certos tipos de seres vivos têm a fermentação como única maneira de quebrar a glicose, como o caso das bactérias do tétano. são seres vivos são intolerantes ao oxigênio, seja o oxigênio é tóxico a eles), por isso são classificados como seres anaeróbios estritos ou obrigatórios. Na fermentação lática, bem como na respiração celular, ocorre a quebra da glicose. mas, na fermentação ocorre apenas uma quebra – o processo de produção de energia para na glicólise. Como não há a utilização de oxigênio na fermentação, os hidrogênios retirados da glicose não são levados para este gás, como ocorre na cadeia respiratória. o depósito dos hidrogênios são os próprios fragmentos da glicose. Dependendo do produto gerado ao fim da fermentação, o processo será classificado como fermentação lática ou alcoólica.

Em algumas bactérias, como os lactobacilos utilizados na produção de iogurtes, a fermentação produz ácido láctico. A produção da coalhada é um exemplo desse processo da fermentação lática em que transforma o leite em iogurte natura e depois em queijo coalho (este tem outro processo para tal). os lactobacilos são exemplos de bactérias que fazem o processo de fermentação lática que configura na quebram a glicose gerando 2 ATPs e duas moléculas de ácido pirúvico.

Anexos:
Perguntas similares