Proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos. Como cada um desses aminoácidos tem uma cadeia lateral com propriedades químicas características, esse grupo de 20 moléculas precursoras pode ser considerado o alfabeto no qual a linguagem da estrutura proteica é lida. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica. Para todos os aminoácidos comuns, exceto a glicina, o carbono central está ligado a quatro grupos diferentes: grupo carboxila, grupo amino, cadeia lateral e átomo de hidrogênio.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação de trechos do texto na Coluna A com suas respectivas definições, apresentadas na Coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica.
1. Configurações D e L
II. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes
2. Aminoácidos comuns
III. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos.
3. Ligação peptídica
IV. Para todos os aminoácidos comuns, exceto a glicina, o carbono central está ligado a quatro grupos diferentes.
4. Aminoácidos
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
I- 3
II- 2
III - 4
IV- 1
Explicação:
respondido por:
5
Resposta:
Tá errada a resposta é I 3, II 4, III 2, IV 1
Explicação:
corrigido pelo ava
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.
Explicação: AVA