“Pedro está ministrando uma aula a respeito do sistema tegumentar para alunos de um curso de graduação da área da saúde. Nessa aula, ele comentou que é comum no nosso dia a dia utilizarmos alguns medicamentos ou produtos cosméticos de uso tópico, ou seja, administrados pela aplicação direta na pele. Para aproveitar o assunto, ele deu como exemplo, para esse tipo de via de administração, o uso de anti-inflamatórios tópicos no tratamento da dor musculoesquelética. Para complementar o assunto, Pedro comentou que, para que os produtos de uso tópico realizem seus efeitos no organismo, eles precisam se difundir através da epiderme, alcançar os vasos sanguíneos presentes na derme e, dessa forma, cair na corrente sanguínea e serem levados aos tecidos-alvo.”
Considerando as informações de Pedro, assim como as características histológicas e funcionais da pele, reflita sobre os seguintes questionamentos:
Como esses produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme? Que tipo de substância consegue atravessar facilmente essas camadas da pele? E quais teriam maior dificuldade?
Agora, posicione-se no fórum individualmente escrevendo um texto de 5 a 10 linhas, apresentando sua resposta para os questionamentos apresentados na situação-problema.
Respostas
Resposta:
Explicação:Bom, eles conseguem por meio de duas vias disponíveis para a penetração de substâncias: a via transepidermica e os anexos cutâneos. Os tipos de substâncias que conseguem atravessar as camadas da pele creio eu que seria as moléculas hidrofóbicas, e as que tem maior dificuldade são as apolares.
Segue as respostas dos itens solicitados:
1) Os produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e da derme pelo processo de difusão passiva, através da permeação com apoio da via transepidérmica e anexos cutâneos.
2) As moléculas hidrofóbicas e moléculas menores conseguem atingir camadas mais profundas da pele, com o uso de substâncias que possuem solubilidade em gordura, chamadas de substâncias lipossolúveis.
3) O estrato córneo, composto por queratinócitos, por ser responsável pela proteção da pele, gera dificuldade de atravessar as camadas da pele.
Caminho de cuidado da pele
A pele possui três tipos de camadas, sendo a primeira camada a epiderme que é onde inserimos os produtos de cuidado da pele sobre ele, existe a segunda camada que é a derme, sendo a intermediária e, por fim, a camada da hipoderme que é onde se permite acesso a corrente sanguínea.
Assim, o desafio dos fármacos é identificar se deseja solucionar problemas profundos ou superficiais para analisar qual melhor substância para este caminho de cuidado da pele.
Em resumo, o produto possui o primeiro desafio de atravessar a epiderme ou a derme, utilizando substâncias que contenham solubilidade em gordura, para este fim.
Veja a diferença dos termos técnicos usados no caminho de cuidado da pele:
- Penetração: chamada também de absorção cutânea, este ativo cosmético atravessa o estrato córneo e alcança apenas a camada da epiderme.
- Permeação: chamado também de absorção transcutânea, é um ativo cosmético que consegue atravessar até a derme, mas não alcança a corrente sanguínea.
Conheça mais sobre a permeação da pele: https://brainly.com.br/tarefa/53555765
Saiba mais sobre a penetração dos cosméticos na pele: https://brainly.com.br/tarefa/53599763
Entenda sobre os cuidados com a pele: https://brainly.com.br/tarefa/4679945
#SPJ2