• Matéria: Português
  • Autor: anaericadossantossil
  • Perguntado 3 anos atrás

gentee me ajudem preciso de um mito feito pra hojee pfvr​


void87355: como assim um mito???

Respostas

respondido por: void87355
1

Resposta:

nao sei se este e o mito que está procurando mas ae vai a caverna de Platão:

né uma caverna avia alguns prisioneiros, que desde suas infâncias até sua vida adulta habitavam uma caverna, neste lugar não conseguem se mover em virtude das correntes que os mantém imobilizados.

virados de costa para a entrada da caverna, veem apenas o seu fundo e atrás a uma parede pequena, onde uma fogueira permanece acesa.

Por ali passam homens transportando coisas, mas como a parede oculta o corpo dos homens, tudo o que os prisioneiros conseguem ver são as sombras desses objetos transportados.

para os prisioneiros aquelas sobras eram tudo que existia, no mundo

Certo dia, um dos prisioneiros consegue se libertar das correntes que o aprisionava. Com muita dificuldade, ele busca a saída da caverna.

Entretanto, tomado de compaixão pelos companheiros de aprisionamento, ele decide enfrentar o caminho de volta à caverna com o objetivo de libertar os outros e mostrar-lhes a verdade.

Sócrates propõe que Glauco, seu interlocutor, imagine o que ocorreria com esse homem, em seu regresso.

Glauco fala que os outros, acostumados à escuridão, não acreditariam no seu testemunho e que aquele que se libertou teria dificuldades em comunicar tudo o que tinha visto. Por fim, era possível que o matassem sob a alegação de perda da consciência ou loucura.

Explicação:

O Mito da Caverna é uma metáfora que sintetiza o dualismo platônico. Por exemplo, a relação entre os conceitos de escuridão e ignorância; luz e conhecimento e, principalmente, a distinção entre aparência e realidade, fundamental para sua teoria do Mundo das Ideias.

Perguntas similares